Corpocidade: uma experiência como risco

por Fabiana Britto, Curadora do Corpocidade2

No sentido de elucidarmos algumas questões e relação ao Corpocidade 2 gostaríamos de frisar bem a diferença de formato desse debate para os outros, em que os debatedores levam idéias já formuladas para apresentar, restando aos participantes tirarem suas dúvidas. O nosso debate propõe um formato emque a matéria a ser debatida não está pronta, mas será construída pela articulação entre as provocações selecionadas e os enfoques de abordagem dos debatedores que organizarão e conduzirão as discussões. 
Neste formato que propomos, os provocadores têm função protagonista, pois a nossa meta é fazer do debate um espaço para novas articulações entre as idéias (selecionadas) por entendermos que o exercício de construção conjunta dessas relações é mais importante e necessário para o enfrentamento do problema, do que divulgar conclusões pré-formuladas. Uma provocação não é uma conclusão, é um viés, uma proposta de enfoque para reflexão crítica sobre o tema – conflito e dissenso no espaço público.


Foto: Equipe do blog Corpocidade 2008

Também devemos salientar as vantagens de participar presencialmente (ao invés de acompanhar pela internet): antes de tudo, pela possibilidade de tomar parte e contribuir com essa experiência de construção conjunta de possíveis nexos entre os diferentes posicionamentos expressados nas provocações, depois pela oportunidade de conhecer pessoalmente os debatedores convidados e outros provocadores igualmente interessados pelo assunto, abrindo possibilidades futuras de interlocução e colaboração em ações e pesquisas de cada um; por fim, porque os selecionados terão suas provocações publicadas no caderno de provocações (vale como publicação de um resumo em anais de congresso).

E, por último, gostaríamos de esclarecer que essa edição do Corpocidade 2 é formado de 2 instâncias: uma “interna” de trabalho entre grupos de pesquisa e outra pública, de construção coletiva de focos de discussão e compartilhamento de idéias e práticas sobre o tema.

Todos ao Corpocidade!

Esse post foi publicado em corpocidade 2010, secretaria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s